18 de dezembro de 2010

The White Snake Enchantress – Kazuhiko Okabe, Taiji Yabushita (1958)

Título original: Hakuja den
Duração: 76 m
Idioma: Japonês (legendas em Inglês)
País: Japão
Link IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0051694/
Director: Kazuhiko Okabe, Taiji Yabushita

Este é um filme histórico, pois A Lenda da Serpente Branca é o primeiro filme anime a cores, lançado em 1958.


Descrição:
O filme é essencialmente uma adaptação do conto popular da mitologia da dinastia Song chinesa "Madame Cobra Branca". Shin Uehara adaptou o conto e manteve o estilo de caracteres chineses e nomes.
Na altura, este filme de animação japonês incentivou a tecnologia ao limite. O filme foi um projecto de grande escala, envolvendo um total de 13.590 funcionários, mas, surpreendentemente, levou apenas oito meses para ser feito. O filme recebeu honras no Festival de filme infantil de Veneza, em 1959, mas foi considerado uma decepção quando foi exibido nos EUA, em 1961. Historicamente, este filme marcou a primeira tentativa de Toei Doga para seguir o exemplo dos estúdios de animação americanos, pretendendo tornar-se no chamado "Disney do oriente".
A versão dos EUA trouxe algumas alterações ao filme, como a interpretação da pequena Red Panda, Mimi, como um gato. Além disso, todos os vestígios das equipes de produção japoneses foram retirados dos créditos.



História
Xu-Xian tinha uma cobra de estimação no Lago Oeste, até que os seus pais o forçaram a desistir dela. Os anos passam e durante uma violenta tempestade, a cobra se transforma magicamente na bela princesa Bai-Niang. Bai-Niang encontra Xu Xian, mas os amantes são separados por um monge local, Fa-Hai, que acredita que Bai-Niang é um espírito maligno. No final, Bai-Niang desiste de seus poderes mágicos e mantém a forma humana, para provar que o seu amor por Xu Xian é genuíno.


1 comentário: