11 de dezembro de 2010

"Gwen, Le Livre de Sable" – Jean-François Laguionie (1985)


Género: Aventura | Animação | Fantasia

Realização: Jean-François Laguionie

País: França

Idioma: Francês

IMDB http://www.imdb.com/title/tt0087376/


Por trás das muralhas da cidade, no meio de um deserto de areia, uma antiga civilização deixou uma monstruosa máquina que, durante séculos, tem continuado a produzir objectos gigantes. Roseline, uma mulher de 173 anos de idade, como todos os outros nómadea do deserto, não entende a utilidade destes objectos (pias, telefones ou máquinas de café) e por isso são utilizados doutras formas, como para o abrigo do sol e do frio.

A Cidade Proibida é o paraíso dos mortos e ninguém nunca voltou de lá. No entanto GWEN, uma menina de treze anos de idade será a primeira a tentar a viagem, na esperança de encontrar so eu amigo que desapareceu. Rosaline será o seu guia e a viagem, cheia de surpresas, torna-se uma espécie de iniciação.

Jean-François Laguionie nasceu um Besançon, em 1939, e trabalhou no teatro como actor. Em Annecy, descobriu a animação através de reuniões com Paul Grimault, o lendário animador francês, que emprestou o seu equipamento a Laguionie e outros jovens animadores, com quem desenvolveu uma técnica de animação com pedaços de papel. O seu primeiro filme "La Demoiselle et le violoncelliste" ganhou o Grand Prix no Festival de Annecy em 1965. Quinze anos depois, foi premiado com a Palma d' Or em Cannes por "La Travessia de l' Atlantique à la rame". Produziu alguns dos mais requintados filmes de animação em toda a Europa: Laguionie analisa os mitos familiares e usa as narrativas do conto de fadas para explorar as diferenças entre a realidade e a ilusão. Aclamado pela crítica, o seu trabalho tem sido descrito como uma combinação cinética de "pintura naïf e René Magritte."




Sem comentários:

Enviar um comentário