21 de outubro de 2010

"Destino" - Walt Disney & Salvador Dali (1946)

Em 1945, o americano Walt Disney e o espanhol Salvador Dalí resolveram realizar em conjunto um curta-metragem de animação, mas o projeto foi abandonado em 1946. O estúdio enfrentava sérios problemas financeiros no final da Segunda Guerra e não havia boas perspectivas comerciais para a obra. 

Em 1999, Roy Edward Disney, neto de Walt, encontrou o material e convidou o estúdio parisiense da Disney para dar continuidade ao trabalho, tendo assumido a direção Dominique Monfréy, que convocou 25 animadores para decifrar os storyboards de Dalí e John Hench, que havia trabalhado como desenhista no início do projeto. Como ainda estava vivo e conhecia profundamente a obra, serviu como orientador para o termo do filme. O resultado é uma animação que inclui imagens originais de Hench, cenários inspirados nas pinturas de Dalí e também animação feita por computador. 

Do projeto original restaram apenas 17 segundos que estão na curta - é a sequência com duas tartarugas. Depois de pronto ficou com seis minutos. Foram quase 60 anos entre o início e a finalização do trabalho. A estreia aconteceu no dia 2 de junho de 2003, no Festival de cinema Annecy International Animated, em França, onde ganhou uma nomeação para o óscar de 2003 como Melhor Curta de Animação. 

A história mostra Chronos, que é a personificação do tempo, e sua incapacidade de amar uma mortal. Os personagens lutam mas o tempo vence sempre determina o destino de todos. O filme não tem diálogo. A música é do mexicano Armando Dominguez. 

Vale a pena conhecer esta obra de arte:





O filme está legendado em português do brasil. Para ver, basta ativar as legendas.

download do filme (MP4 HD)


Sem comentários:

Enviar um comentário