30 de outubro de 2010

11 filmes da Pixar

A Pixar surgiu como uma divisão da “LucasFilm” para desenvolver software de animação gráfica e colaborar com os efeitos especiais da “Industrial Light and Magic”, em filmes como “Star Trek II: A Ira de Khan” ou “O Jovem Sherlock Holmes'”
Em 1986, foi comprada pelo fundador da “Apple,” Steve Jobs, para desenvolver harware, um computador especial para animações chamado “Pixar Image Computer”. Para aumentar as vendas, um dos seus funcionários, John Lasseter produzia animações em computador, para demonstrar as possibilidades do equipamento.
A primeira curta desta fase, “Luxo Jr.” acabou por ser nomeada para um Óscar, o que atraiu a Disney - então a sua maior cliente - para um contrato de co-produção de 3 longas, sendo a primeira delas Toy Story, lançada em 1995.
Daí em diante, a companhia produziu filmes de grande sucesso, que faturaram juntos mais de 4 biliões de dólares.
Destaco as 11 longas metragens lançadas até aqui. Mas, antes da lista, assista à curta “Luxo Jr”, a primeira animação da Pixar que acabou por se tornar na marca registada da empresa:


1.  Toy Story (1995) Está quase a chegar o aniversário de Andy e os seus brinquedos ficam preocupados com a possibilidade de ele ganhar presentes mais novos e modernos e os deixar de lado. O cowboy Woody, seu brinquedo preferido, terá que conviver com o presunçoso astronauta Buzz Lightyear numa grande aventura. 3 nomeações para Óscar, mais um prémio técnico especial para Lasseter e o primeiro lugar nas bilheterias do ano.





2.  Vida de Inseto (1998) No mundo dos insetos, os gafanhotos recebem todos os anos uma quantia em comida das trabalhadoras formigas, mas quando a colheita é destruída e as formigas não têm como pagar a taxa, elas procuram a ajuda de outros insetos para enfrentar os gananciosos gafanhotos. Mais um sucesso num filme divertido.







3.  Toy Story 2 (1999) A inevitável continuação saiu melhor que a primeira, graças a mais recursos e a um bom roteiro, que levou os brinquedos do quarto para as ruas. O garoto Andy vai para um acampamento de férias e Woody é roubado por um colecionador de brinquedos raros. Caberá aos brinquedos e a Buzz resgatá-lo do perigo.







4.  Monstros S.A. (2001) Conta a divertida história de uma fábrica de sustos, que funciona numa dimensão paralela, com ligações com os armários das crianças, por onde os monstros passam todas as noites. Por acidente, uma menina segue um deles de regresso à fabrica e provoca uma expulsão no mundo real, pois as crianças são tóxicas para os monstros. Ganhou o Óscar de canção e foi indicado para outros 3.







5.  Procurando Nemo (2003) Um óptimo roteiro e personagens inesquecíveis garantiram o OÓcar de animação e mais 3 indicações para aquele que é o meu favorito da Pixar até hoje. Um peixinho simpático e sonhador - e que tem uma patinha atrofiada - é capturado por um dentista australiano e levado para um aquário. O seu pai parte então numa jornada em busca do filho, ajudado por outros animais marinhos e especialmente pela esquecida Dory. É até aqui o maior sucesso de bilheteria da Pixar, com 864 milhões de dólares.





6.  Os Incríveis (2004) Bob Parr já foi o maior herói da Terra, mas teve que se aposentar após ser processado pelas suas vítimas. Em reconhecimento pelo seu trabalho, o governo aposenta-o e, juntamente com a sua família, é colocado num programa de proteção de testemunhas, passando a viver como uma família normal de classe média. Mas um dia surge um convite para uma missão secreta numa ilha misteriosa e ele, junto com sua super-poderosa família, volta à acção. Ganhou um Óscar de animação e edição sonora e outro grande sucesso.




7.  Carros (2006) Um jovem e impetuoso carro de corridas a caminho da California perde-se da sua caravana e vai parar a uma cidadezinha no meio do deserto, junto da famosa rota 66. Aí irá aprender sobre amizade, amor e humildade com os habitantes locais.









8.  Ratatouille (2007) Um jovem rato do campo francês chega a Paris com o sonho de se tornar um cozinheiro famoso, como seu ídolo Auguste Gusteau, que morreu. Como ele é um rato, o que não é bem aceite nas cozinhas, acaba por se associar a um jovem aprendiz de cozinha para exercitar seus dotes culinários. Óptimo filme, mais um sucesso de bilheteria e mais um Óscar de animação.







9.  Wall-E (2008) No futuro, a humanidade abandonou o planeta, deixando na Terra apenas um pequeno robô coletor de sucata. Após séculos de solidão num planeta sem vida, ele recebe a visita de outro robô, EVE, por quem se apaixona e segue até à sua nave. Outro Óscar, outro sucesso e outro ótimo roteiro.








10.  Up (2009) Primeira aventura em 3D da Pixar. Conta a história de um velho vendedor de balões, que após perder a esposa, decide sair numa aventura que sonhou desde menino, transformando a sua casa num imenso balão que o leva até aos Andes. Por acaso, acaba por levar um escoteiro com ele. Um bom filme, mais um Óscar e um enorme sucesso de bilheteria.







11. Toy Story 3 (2010) Woody, Buzz, e o resto de seus amigos, são despejados para uma creche depois do seu dono, Andy, ir para a faculdade. Embora estando animados no começo pelo novo ambiente, e pelos brinquedos aparentemente amigáveis que também vivem no centro, não demora muito a se tornarem determinados a voltar para casa, uma decisão partilhada por Andy, que começa a perceber que os seus brinquedos sempre tiveram um lugar no seu coração.

Sem comentários:

Enviar um comentário