1 de agosto de 2013

"The Hand" - Jirí Trnka (1966)

Ruka (The Hand) foi o último filme criado em 1966 pelo autor checo Jiří Trnka, um ilustrador que realizou mais de 20 filmes e consagrou o "estilo checo" de animação.
Os seus filmes eram dirigidos principalmente a um público adulto, nos quais animava marionetas com a sua técnica preferida, o “stop motion”.
Nesta sua última curta-metragem de 17 minutos, Trnka retrata a sua frustração por não poder criar arte livremente sob o regime totalitário em que vivia. A obra foi proibida na Tchecoslovaquia depois de sua morte

O protagonista de Ruka é esse simpático homenzinho que leva uma vida tranquila. Levanta-se de manhã, faz alguns exercícios, rega sua plantinha e vai trabalhar como oleiro.
De repente, algo rompe a paz do seu dia: batem à porta e o protagonista, ao ver quem é, não quer abrir. No entanto, quem bateu não se dá por vencido e tenta entrar pela janela. Depois de algum esforço, consegue invadir a casa do nosso herói! Adivinhe quem entra? Sim, é ela, a mão, a malvada Ruka (The Hand)!
A mão tentará de todas as maneiras que o protagonista não faça mais vasos para a sua planta, pois quer que ele só fabrique mãos! Veja o que acontece:

.


Sem comentários:

Enviar um comentário