14 de agosto de 2013

"The Demon" - Kihachiroi Kawamoto (1972)

Kihachiro Kawamoto (1925-2010) nasceu no Japão e desde cedo trabalhou com marionetas.
Quando viu “The Emperor’s Nightingale”, de Jiri Trnka, Kawamoto viajou para a Europa para ser seu aluno. Chegou a trabalhar na Hungria, Polónia, Roménia e Rússia, antes de regressar ao Japão.
 Kawamoto, inspirado por Trnka, juntou a abordagem europeia de filmes com marionetas à longa tradição japonesa que remonta aos bonecos do teatro Bunraku (manipulados em tempo real por homens vestidos de preto), do século XVII.
Realizou vários filmes magníficos, como "House of Flames", "Winter Days" ou "The Book of the Dead".

13 de agosto de 2013

"House of Flame" - Kihachiro Kawamoto (1979)

, realizou filmes de animação com bonecos durante mais de 50 anos. Aprendeu com o mestre japonês Tadahito Mochinaga e com o animador checo Jiri Trinka. 
Tanto as curtas como as longas metragens demonstram influência da tradição dos teatros Nô e Kabuki e revelam um estilo próprio e poético, bem representado nos magníficos "Dojoji Temple", "The Demon", "Book of Deads" e "Winter Days", uma bela e singular longa-metragem produzida por si em colaboração com mestres da animação japonesa e internacional.

Um mestre na arte da puppet animation. Ora veja:


 

10 de agosto de 2013

"Balance" - Wolfgang e Christoph Lauenstein (1989)

Uma plataforma flutua num espaço neutro. Homens idênticos (exceto nos números nas suas costas) que parecem vir de um futuro distópico, devem trabalhar em conjunto para evitar que a plataforma perca o equilíbrio. O aparecimento de uma estranha caixa interrompe o tédio neste espaço fechado e estéril, mas também o trabalho em equipa, uma vez que cada homem quer inspecionar e desfrutar individualmente da caixa, o que traz o desequilíbrio quer à plataforma quer ao trabalho em equipa. 

Realizada pelos irmãos Wolfgang e Christoph Lauenstein, “Balance” ganhou o Oscar de melhor curta de animação em 1989.


Ora veja:

 

Conhecer: Lauenstein TV

9 de agosto de 2013

"The Jockstrap Raiders" - Mark Nelson (2012)


Curta metragem, vencedora do Student Academy Award, sobre um grupo de desajustados da primeira guerra mundial. A ação decorre em Leeds, Inglaterra, onde vivem os nossos heróis excluídos da guerra. Ameaçados pela invasão do exército alemão, têm que aprender a tornar-se uma equipa e superar suas deficiências, a fim de salvar o seu país e o mundo.


"The Jockstrap Raiders" foi concluída na UCLA, como projeto de tese de Mark Nelson. Ganhou vários prémios, incluindo: Student Academy Award, Melhor Animação, Festival de Animação britânica; Melhor Animação Macon Film Festival, Melhor Narrativa Breve GI Film Festival; Audience Award Orlando Film Festival, entre outros.

 

Informação complementar:
"Making of" do filme: vimeo.com/24575530
Página oficial: thejockstrapraiders.com
Página no Facebook

8 de agosto de 2013

"The Sreet" - Caroline Leaf (1976)

Duração: 10 minutos

Idioma: Inglês

País: Canadá

IMDb Link: http://www.imdb.co.uk/title/tt0075273/





Baseada numa história de Mordecai Richler, esta curta conta a história de uma família judia em Montreal, no Canadá, que cuida de uma avó que está a morrer e de um menino impaciente a quem foi prometido o seu quarto logo que ela morra. 

O filme ganhou o Grande Prémio do Festival Internacional de Animação de Ottawa e o Dragão de Prata no Festival de Cinema de Cracóvia e foi nomeado para um óscar.



download (MP4 92M)
  
Se gostou do filme, considere adquirir o DVD 
 

7 de agosto de 2013

"L'Idée" - Berthold Bartosh (1932)

Director: Berthold Bartosch
Duração: 25 mins
País: França
Cor: preto e branco




Esta curta é muitas vezes referida como o primeiro trabalho poético, trágico e "sério" em animação.
Caracteres e cenários do filme foram feitos recorrendo a várias camadas de diferentes tipos de papel, desde semitransparente a cartão grosso. Efeitos especiais como auréolas, fumo e neblina foram feitos com spray em placas de vidro iluminado.

O filme foi baseado num livro de gravuras de Frans Masereel, "A ideia". A banda sonora é da autoria do compositor Arthur Honegger, que nela utilizou um instrumento eletrónico, pela primeira vez na história do cinema.




download (MP4 - 241M)

Se gostou do filme, considere adquirir o DVD

6 de agosto de 2013

"Crac!" - Frédéric Back (1981)

Realizador: Frédéric Back (IMMb)
Local: Canadá
Duração: 15:01m

Crac! foi realizado em 1981, por Frédéric Back, autor de L'Homme que Plantait des Arbes. A história mostra a vida de uma rocking-chair desde que foi feita, a partir de um tronco de árvore, até fazer parte de uma família rural Canadiana. 
Esta curta é um tributo do autor ao Canadá e às suas tradições, que estão a desaparecer rapidamente.
Crac! ganhou o óscar de melhor curta de animação em 1981.

Visite: página web e Facebook  do autor.



Assista no Vimeo em HD / download (MP4-143M)

se gostou do filme, considere adquirir o DVD com a obra do autor

5 de agosto de 2013

"Tale of Tales" - Yuri Norshtein (1979)


Título original - "Skazka Skazok" (1979)

Autor - Yuri Norshtein ( Facebook )

Yuri Norshtein é um famoso e premiado animador russo, conhecido sobretudo por esta curta, "Tale of Tales", considerada por muitos como a melhor animação de todos os tempos. É, de facto, uma obra única em termos artísticos e estéticos. Vale a pena ver:



Ver no Vimeo (com tradução em inglês)

download (MP4 443M)

Se gostou do filme, considere adquirir algum dos DVD com a obra do autor

"Paperman" - John Kahrs (2013)

Este filme ganhou o óscar para a melhor curta de animação, em 2013.
Não deixa de ser notável ser um filme a preto e branco com um certo estilo "retro". Vale a pena ver

Para ver o making of deste filme, carregue aqui.





 download (MP4 HD)

Se gostou do filme, considere adquirir o DVD

"Shadowlands" - Anthony Lucas (1988)

A primeira obra de Anthony Lucas, o autor do fantástico "The Mysterious Geographic Explorations of Jasper Morello". 

Uma curta que se passa num mundo gótico de silhuetas, cheio de figuras esguias que passeiam por paisagens desoladas povoadas por máquinas que fazem lembrar Júlio Verne. Ora veja:





dowload filme mp4 (61M)

4 de agosto de 2013

"Dimensions of Dialogue" - Jan Svankmajer (1983)

 Este filme está dividivo em três capítulos. O primeiro, "Conversa Factual", mostra cabeças de fruta que se destroem mutuamente. O segundo, "Discurso Apaixonado", mostra um homem e uma mulher de barro que se dissolvem um no outro. O último, "Discussão Exaustiva", mostra duas cabeças de barro que expulsam vários objetos das suas línguas, entrelaçando-os em combinações variadas.


Esta obra é um caleidoscópio de imagens e situações que remetem para a impossibilidade do diálogo e da compreensão.
Jan Svankmajer utiliza nesta curta técnicas de montagem, colagem e animação de objetos e seres humanos através da modelagem. "Dimensões do Diálogo" é um dos mais famosos filmes animadas checos, uma obra-prima da animação mundial.



PODE AINDA OPTAR POR: Ver no Vimeo / Download MP4



"History of Animation" (doc. 2008)

Um pequeno documentário sobre a história da animação durante o século XX.

Trata-se de um trabalho de projeto final para a disciplina de História da Animação, muito útil para conhecermos melhor a magia da arte dos desenhos animados!

 



3 de agosto de 2013

"Les Escargots" - René Laloux (1966)

"Les Escargots" é uma curta-metragem de René Laloux, realizador francês autor de alguns filmes fantásticos como La Planète Sauvage, Gandahar e Les Maitres du Temps). 
O filme foi realizado em 1966, inteiramente através da utilização da técnica stop motionÉ uma animação sem diálogos, mas com uma banda sonora bastante emotiva que dispensa o uso da palavra.

Um agricultor, em vão, esforça-se para cultivar a sua horta. Como nada parece resultar, ela chora e descobre que a água das suas lágrimas tem o poder de fazer crescer as plantas, que se tornam gigantes. O tamanho incrível atrai uma multidão de caracóis, que rapidamente se tornam também gigantes, causando desastres e pânico na cidade vizinha...

Ora veja:



2 de agosto de 2013

"Gertie the Dinosaur" - Winsor McCay (1914)

Gertie the Dinosaur é considerado a obra-prima inicial da animação. 
O seu autor, Winsor McCay, o primeiro grande "cartoon animator" americano, usou 10.000 desenhos para criar a sua animação, com um novo desenho para cada quadro individual de filme. 
Enquanto fazia todos os desenhos de Gertie, contratou o seu jovem vizinho John Fitzsimmons para ajudá-lo a traçar o plano de fundo fixo de árvores, pedras e água. Ora veja:




Leia mais aqui  

1 de agosto de 2013

"The Hand" - Jirí Trnka (1966)

Ruka (The Hand) foi o último filme criado em 1966 pelo autor checo Jiří Trnka, um ilustrador que realizou mais de 20 filmes e consagrou o "estilo checo" de animação.
Os seus filmes eram dirigidos principalmente a um público adulto, nos quais animava marionetas com a sua técnica preferida, o “stop motion”.
Nesta sua última curta-metragem de 17 minutos, Trnka retrata a sua frustração por não poder criar arte livremente sob o regime totalitário em que vivia. A obra foi proibida na Tchecoslovaquia depois de sua morte

O protagonista de Ruka é esse simpático homenzinho que leva uma vida tranquila. Levanta-se de manhã, faz alguns exercícios, rega sua plantinha e vai trabalhar como oleiro.
De repente, algo rompe a paz do seu dia: batem à porta e o protagonista, ao ver quem é, não quer abrir. No entanto, quem bateu não se dá por vencido e tenta entrar pela janela. Depois de algum esforço, consegue invadir a casa do nosso herói! Adivinhe quem entra? Sim, é ela, a mão, a malvada Ruka (The Hand)!
A mão tentará de todas as maneiras que o protagonista não faça mais vasos para a sua planta, pois quer que ele só fabrique mãos! Veja o que acontece:

.